TOPUS Journal
Space, Literature and other arts
  
ISSN
2448-2978

Qualis B3
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    Vol. 01 - Nº 01 - 2015

O ESPAÇO E O HOMEM: REPRESENTAÇÕES NA OBRA DE DYONÉLIO MACHADO
Luana Noleto; Ozíris Borges Filho | 171 - 190

Como parte integrante da pesquisa Identidade, Memória e Espaço Literário: um estudo da obra “Os Ratos”, de Dyonélio Machado, que se desenvolve no Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão/GO, propomos neste ensaio analisar a casa de Naziazeno Barbosa, personagem principal do romance de Machado, sob a perspectiva da Topoanálise que tem como objetivo principal estudar o espaço construído na obra a fim de contribuir para a “decifração” da construção literária e revelar, a partir de um olhar atento, que a construção de sentido da obra se inicia nos mínimos e aparentemente irrelevantes aspectos do lugar onde se dão os acontecimentos. Como base teórica, tivemos as visões dos teóricos Borges Filho (2007), Lins (1976), Tuan (2012) e outros que contribuem para o desenvolvimento das análises.


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O ESPAÇO GANHANDO ESPAÇO
   
A ERRÂNCIA DE MULHERES NA CIDADE CONTEMPORÂNEA: ESPAÇO, CORPO E ESCRITA
   
A PRAIA AMARELA: DO RUMOR ARCAICO DOS COLASTINÉ AO DEVER DE MEMÓRIA DO GRUMETE NO ROMANCE O ENTEADO
   
EFEITOS DE SENTIDO NAS REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO NO ROMANCE PONTE DO GALO, DE DALCÍDIO JURANDIR
   
AS MINAS GERAIS NAS CANÇÕES E NA VOZ DE MILTON NASCIMENTO
   
REALIDADE E IMAGINAÇÃO: UM PERCURSO SOBRE REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO A PARTIR DOS ROMANCES TERRA SONÂMBULA E MÃE, MATERNO MAR
   
DOIS MODOS DE LER O SERTÃO: AFONSO ARINOS E VALDOMIRO E VALDOMIRO SILVEIRA
   
ESPAÇO E CONSTITUIÇÕES IDENTITÁRIAS EM SONHAR É POSSÍVEL?, DE GISELDA LAPORTA NICOLELIS
   
ESPAÇOS QUE VIGIAM: CORPOS OBEDIENTES E DOUTRINADOS EM MANHÃ SUBMERSA, DE VIRGÍLIO FERREIRA
   
A FIGURAÇÃO DO NARRADOR-CÂMERA COMO ELEMENTO CAPTURADOR DO ESPAÇO-TEMPO DA MORTE NO CONTO “NOVE HORAS E TRINTA MINUTOS”
   
CONSTRUÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO SOCIAL NO FILME DOGVILLE, DE LARS VON TRIER
   
CRONOTOPIA E TRANSFIGURAÇÃO DA PAISAGEM EM VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS
   

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