TOPUS Journal
Space, Literature and other arts
  
ISSN
2448-2978

Qualis B3
INICIALNOSSA HISTÓRIAEQUIPE EDITORIALEDIÇÕESNORMASCHAMADAINDEXADORESLIVROS RECOMENDADOSCONTATO


    Vol. 01 - Nº 01 - 2015

DOIS MODOS DE LER O SERTÃO: AFONSO ARINOS E VALDOMIRO E VALDOMIRO SILVEIRA
Regina Célia dos Santos Alves | 83-101

O objetivo deste trabalho é analisar dois modos de compreender o sertão presente em contos de Afonso Arinos, especialmente as histórias “A Esteireira” e “Miguel Lúcio”, de Pelo sertão (1898), e em um conto de Valdomiro Silveira, “Bruto canela”, de Leréias (1945). Os dois autores representam o sertão e o sertanejo no sentido de mostrar uma face do Brasil quase desconhecida no final do século XIX e que, até o momento, tivera pouca relevância na literatura do país. Contudo, ainda que o tema seja semelhante na literatura de Afonso Arinos e de Valdomiro Silveira, os autores apresentam diferentes maneiras de ver e de representar o sertão em suas histórias.


Download
   


O ESPAÇO GANHANDO ESPAÇO
   
A ERRÂNCIA DE MULHERES NA CIDADE CONTEMPORÂNEA: ESPAÇO, CORPO E ESCRITA
   
A PRAIA AMARELA: DO RUMOR ARCAICO DOS COLASTINÉ AO DEVER DE MEMÓRIA DO GRUMETE NO ROMANCE O ENTEADO
   
EFEITOS DE SENTIDO NAS REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO NO ROMANCE PONTE DO GALO, DE DALCÍDIO JURANDIR
   
AS MINAS GERAIS NAS CANÇÕES E NA VOZ DE MILTON NASCIMENTO
   
REALIDADE E IMAGINAÇÃO: UM PERCURSO SOBRE REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO A PARTIR DOS ROMANCES TERRA SONÂMBULA E MÃE, MATERNO MAR
   
ESPAÇO E CONSTITUIÇÕES IDENTITÁRIAS EM SONHAR É POSSÍVEL?, DE GISELDA LAPORTA NICOLELIS
   
ESPAÇOS QUE VIGIAM: CORPOS OBEDIENTES E DOUTRINADOS EM MANHÃ SUBMERSA, DE VIRGÍLIO FERREIRA
   
A FIGURAÇÃO DO NARRADOR-CÂMERA COMO ELEMENTO CAPTURADOR DO ESPAÇO-TEMPO DA MORTE NO CONTO “NOVE HORAS E TRINTA MINUTOS”
   
CONSTRUÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO SOCIAL NO FILME DOGVILLE, DE LARS VON TRIER
   
CRONOTOPIA E TRANSFIGURAÇÃO DA PAISAGEM EM VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS
   
O ESPAÇO E O HOMEM: REPRESENTAÇÕES NA OBRA DE DYONÉLIO MACHADO
   

     © Todos os direitos reservados